Pp's, tudo em ordem? Vamos continuar a importante missão de classificar os danados dos bonecos. Hoje, vou mostrar mais duas grandes classes de bonecos e suas subdivisões.
Recapitulando a primeira postagem (oia aqui!) a respeito do assunto; falei sobre a classificação de acordo com a quantidade de detalhes (realistas e não-realistas) e com o tamanho das peças (estátuas e figuras). Agora, vamos deixar de enrolação e partir direto para o que interessa:
- CLASSIFICAÇÃO (parte 2):
3 - De acordo com o dinamismo/mobilidade:
3.1 - Articuláveis:
Bonecos articuláveis ou dinâmicos, são aqueles que podem movimentar os braços, pernas, cabeça, tronco, enfim, podem executar flexão e extensão muscular - não sozinhos, afinal "Toy Story" é somente ficção, desencanem.
Não necessariamente precisam mover todas as partes possíveis do corpo, mas basta a capacidade de mover nem que seja os membros superiores, já os classifica como articuláveis.
Pelo fato de alterarem suas posições, possuem maior público, já podem ser expostos de maneiras diferentes, isso permite sempre estar renovando o visual da coleção, além de tornar toda a situação super divertida.
Bom, particularmente, nunca vi uma escultura/figura feita com as massas que elenquei em postagem anterior, apresentando essa característica de mobilidade. Contudo, pesquisando na internet achei este site: http://angelsegador.com/armaduraarticulada.html. Nele um cara vende esqueletos articulados que podem ser usado com argilas, plastilinas, entre outros materiais; a página está em espanhol, mesmo assim dá para entender as especificações, caso contrário, use o Google tradutor e seja feliz. ;)
Geralmente, estes bonecos articuláveis são fabricados pelas grandes empresas de confecção de Figuras de Ação. Outra coisa, possuem a desvantagem de que algumas articulações podem ser muito aparentes, o que pode deixar a peça feia, são fáceis de quebrar ou afrouxar conforme são utilizadas.
3.2 - Estática:
As estáticas são as peças mais comuns de serem fabricadas pelos escultores, como havia dito antes, nunca vi uma estátua articulável. Alguns noob's podem dizer:
-Poxa! Esses bonecos estáticos são muito chatos, a pessoa nem pode brincar!
Meu amigo(a), primeiramente, prefiro os estáticos por questões artísticas/estéticas, costumam ser peças mais bem acabadas e realistas. Segundo, não é para brincar que servem os bonecos colecionáveis, eles são feitos para expor e - adivinha - COLECIONAR!
- Mas a pessoa abusa daquela mesma posição!
Bom, aí parte de uma questão individual, se você abusa de algo que vê cotidianamente do mesmo modo, nem pense em fazer uma tatuagem ou procedimento estético cirúrgico algum dia nessa sua pacata vida.
No caso de abusar de algum personagem seu, se você for escultor, vai servir de estímulo para estar produzindo novos produtos, cada vez melhores e mais dinâmicos.
3.3 - Desmontáveis:
Esses bonecos são possíveis de serem feitos com as massas principais utilizadas por escultores, basta usar as chamadas "barras de juntas", elas vendem em lojas de especializadas em esculturas, e são baratinhas ($.$).
A diferenças óbvia é que estas barras não dão a possibilidade de mover braços e pernas, mas oferecem uma alternativa para evitar que os noob's (citados acima) abusem da peça, pois permitem modelar, por exemplo, duas cabeças do mesmo personagem com expressões distintas, ou mesmo, posições diferentes de braços e mãos, por aí vai, basta liberar a criatividade.
Como vocês podem evidenciar - se prestarem um pouco de atenção -, o Deadpool acima (tópico 3.2) está fazendo o Hang loose, já nesta figura ao lado (esquerdo), ele está empunhando uma espada.
4- De acordo com a quantidade de personagens presentes:
4.1 - Diorama:
Um tipo de estátua que cria uma cena. Resumindo, é como se você tivesse pausado a melhor cena daquele mega filme "fodástico" que você assistiu no dia que pediu sua namorada em casamento - no calor da emoção -, capturado, e simplesmente, colocado ela (a cena) na sua sala, eternizada e exposta para todos os invejosos babarem... rãn, desculpa, me excedi um pouco.
Alguns dioramas já são vendidos completos, outros personagens separados, com bases encaixáveis para montar toda a cena.
As vantagens? São óbvias neh! A beleza ABSURDA dessas peças, e a nostalgia que dá vendo uma cena que você gosta recriada em figuras. A desvantagem com certeza é o martírio de nós da classe média, o preço nada camarada. Não é barato meu pp-povo, não é ='(.
OBS: Coloquei duas fotos porque gosto muito desse negócio. *-*
4.2 - Único:
Pela primeira vez na história longa - algumas semanas - deste blog, não tenho muito o que dizer deste sub-tópico. Vale apenas uma definição breve, de que são aquelas peças que possuem somente um personagem, por isso costumam ser mais baratas que dioramas; no entanto, ao se juntarem com outras, podem servir para criar uma cena também.
Terminamos por hoje, mais uma vez, espero que tenham curtido. Enfatizo aqui o quanto gosto de escrever para vocês. Beijão até a próxima postagem.
Fiquem com mais um diorama, porque nunca é demais! Dessa vez da série The Walking Dead, sou fã *-*
Nenhum comentário:
Postar um comentário