quinta-feira, 28 de abril de 2016
Modalidades de esculturas (Parte 1/3)
Pp-zitos, hoje vou falar um pouco sobre quais os tipos de bonecos de esculturas.
- Como assim, Alanna? explica melhor essa bagaça.
Digamos que existe uma classificação das peças de acordo com características peculiares de cada "espécie" de escultura.
Ok! respirem fundo, vou tentar novamente. Mais precisamente - caso você ainda não tenha compreendido onde quero chegar - é possível fazer diferentes tipos de peças, certo? Pois bem, a depender da característica que você incrementar nesta peça, ela vai se encaixar em determinada classificação/modalidade/tipificação, sacou? Não? Está com fome? Se sim, vá comer e depois venha ler a postagem.
Outra "coisita" muito importante, teremos três publicações falando sobre esse assunto, pois quando fui desmembrando a classificação, percebi que são muitos os tópicos e subtópicos possíveis, o que tornaria a postagem extremamente extensa e chata para caramba. =/
- CLASSIFICAÇÃO (parte 1):
1- De acordo com a quantidade de detalhes:
1.1 - Realistas:
Como o próprio nome anuncia, uma peça realista é aquela rica em detalhes "corretos", ou seja, a que procura extrair e passar para a massa de modelagem o máximo de "informações" ou características necessárias, a partir de uma referência ou não.
Pois é, não obrigatoriamente você precisará estar copiando de uma imagem de referência, pode ser até mesmo uma criação autoral, mas que seja realista, pois consegue transmitir através de detalhamentos, aquela sensação de aquilo parece ter vida.
São aquelas esculturas incríveis que algumas pessoas espantadas falam: "- Nossa, parece que está vivo!".
Isso é possível através de muita experiência com a arte de modelagem, técnica, treinamento e observação analítica - para conseguir enxergar as características de uma referência - e, principalmente, conhecimento amplo de anatomia, seja ela humana ou animal.
- Poxa Alanna! tenho preguiça de ler sobre anatomia; um saco ver aquele monte de músculos, ossos, vasos... ninguém merece!
Bicho(a), se você não quer fazer a coisa direito, então não faça; precisa-se saber de anatomia e proporção para conseguir produzir uma peça minimamente digna. Senão vai acabar saindo uma mulher com bunda quadrada na tua escultura, aí é peso! Como diria o mestre Logan Barros: "- Toda peça correta é bonita".
Existem escultores tão bons, que suas peças são hiper-realistas de uma maneira que colocam até mesmo os poros da pele como textura na escultura, além de rugas, veias, pelos, cicatrizes, etc. Tem um incrível escultor que acompanho no Youtube, chamado Julian Khor, o japa é fodástico, sem limites mesmo. Também tem Alex Oliver (o cara que está esculpindo na primeira foto dessa postagem), Adam Beane (autor do trabalho da foto), Bobby Causey, entre outros.
Lembrando que quanto mais detalhada e perfeita for sua escultura, maior seu valor no mercado. #Fikdik ;)
Obs: Vou falar de anatomia em postagens futuras, bem como disponibilizar meu material de estudo, mas somente se vocês forem bonzinhos. =)
1.2 - Pouco realistas:
O antônimo das realistas, são aquelas peças não realistas ou simples - geralmente produzidas por iniciantes, assim como eu...fazer o que neh?!.
Diferentemente da categoria acima, costuma ser bem baratinha, o que não é ruim a depender do público. Além disso, exige bem menos trabalho, técnica, conhecimento, dentre outras qualidades, do escultor.
Existem regiões, caso você pretenda comercializar suas criações, que não possui público para artigos muito caros. Por isso aconselho que não desmereça ou menospreze as esculturas mais simples, pois em se tratando de mercado, realmente acabam sendo mais vendáveis, consequentemente, por mais barata que seja, você adquire lucro por quantidade.
São aqueles bonecos que possuem as características principais que servem ao objetivo primordial de identificar o personagem/referência, mas não aprofundam muito em detalhes minuciosos.
Por exemplo, na foto ao lado, sabemos que se trata do Jackie Chan - os fãs irão querer me matar, kkkk. Certo, estou brincando, sei que esse é o Bruce Lee após uma surra bem dada ou um acidente automobilístico. =D
Voltamos aquela velha questão que muitos (preguiçosos) devem estar querendo saber:
- Então não vou precisar estudar anatomia? Uffa, me livrei!
SQN! mesmo neste caso, um conhecimento mínimo de anatomia deverá subsidiar seu trabalho, nem adianta ficar animado(a), PARA ESCULPIR TEM QUE SABER ANATOMIA, ponto final. Aceita que dói menos.
2 - De acordo com o tamanho:
2.1 - Estátuas:
São estáticas, feitas de material rígido (resina, cera, etc), geralmente bastante realistas. Comumente, possuem uma escala de 1/6 ou 1/3, ou seja, são grandes as danadas. Sendo assim, a título de conhecimento, não é difícil considerar que pelo tamanho e material, no geral são bem pesadas, caso sejam adquiridas pela internet o frete irá custar mais caro. =(
A vantagem é que essas estátuas possuem beleza e acabamento superiores, e algumas são bem imponentes, ou seja, no ambiente em que estiver exposta com certeza vai chamar a atenção.
Vale destacar que são caras, não somente pelo peso e trabalho de fabricação, mas também devido ao investimento de material, pensem comigo: quanto maior a peça, mais material (massa, arame, etc) vou utilizar.
2.2 - Figuras:
Alguns fazem diferença das figuras (Scale Figure) não somente pelo tamanho, como também pelo material utilizado, já que boa parte destas são feitas de PVC. Bom, "boa parte" não são todas, existem peças menores feitas em resina, cera, polymer clay, oil clay, etc, Então, sem "nóia".
A maioria fica entre as escalas 1/8 e 1/7, mas algumas fabricantes fazem figuras 1/6, e recentemente as escalas 1/10 e 1/4 tem ganhado espaço no mercado.
Por aqui já está de bom "tamanho", - sacaram trocadilho? ok então - vejo vocês amanhã ou depois, quando me der vontade de postar a continuação - acreditem esse lance dá um trabalhão.
Obs: Em postagem posterior, vou falar sobre escala, não se preocupem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uau Alana Estava eu pesquisando sobre esculturas escalas .... Sou estudante de escultura e gosto do estilo realista , uso Biscuit e estou criando coragem pra iniciar no PVClay ! As encomendas e a falta de vergonha na cara não deixam ! Hehe ! Gostei muito do texto parabéns vc escreve muito bem !
ResponderExcluir2019 E só agora encontrei o texto de 2016 Aiai !
Excluir