sábado, 16 de abril de 2016

Massas para esculpir/modelagem


Bom dia Pp- povo querido! Galera, aqui está caindo o céu de tanta chuva e hoje estou presa trabalhando na base do Samu, fazendo aquela velha mandinga para não ter nenhuma ocorrência, então por favor vamos orar por mim?! Enfim, vamos ao que interessa; como prometido ontem, vou falar um pouco sobre os tipos de massa que existem no mercado e que podem ser utilizadas para fazer nossas esculturas.

  • Argila à Base de Água ou Argila escolar:

Essa massa é uma das primeiras com qual temos contato, geralmente na infância, quem nunca fez aquele velho vulcão para a aula de Ciências? pois então, é a mesma massa, basicamente composta por argila à base de água.

Diferentemente das Oil Clay (argila à base de óleo), este tipo de argilas costumam ser pouco usadas em esculturas com efeitos especiais - aquelas com mais detalhes. No entanto, ela é beeeem mais baratinha, o que conta bastante se você quiser fazer esculturas muito grandes. =)
Além de ser usada em esculturas, a argila à base de água é muito utilizada no processo de fazer moldes de esculturas, principalmente quando se trata de fazer parede de argila e cama de argila para esculturas feitas de argila à base de óleo. Sacaram? Não? Deixa explicar melhor, em outra postagem falo sobre as vantagens de ser escultor, onde detalho um pouco mais este assunto (aqui), por enquanto, apenas saibam que posso reproduzir um trabalho várias vezes através de moldes de silicone!
Sendo assim, posso duplicar uma peça feita com argila à base de óleo (Oil Clay) e para isso, tenho a opção de usar aquela argila feita à base de água para auxiliar na fabricação do molde. 

OBS: Para saber mais detalhes sobre moldes de silicone, fiz uma postagem específica sobre o assunto, dá uma zoiada aqui!
O grande "pepino" para se trabalhar com essa massa é o fato dela secar e rachar com facilidade; procurando evitar essa verdadeira "desgraça" de ver seu trabalho se desmoronando, necessita-se manter a peça coberta por um pano úmido quando não estiveres mexendo nela e ficar borrifando água durante a modelagem, além disso, não é reutilizável; não pode ser usada com plásticos, epóxi ou polímeros.
Realmente, diante de tudo isso, não indico essa argila para iniciantes, pois geralmente demoramos séculos sem fim para fazer a Peppa Pig; melhor mesmo pagar um pouco mais e ter sossego, não é verdade?!
  • Plastilina/ Massa escolar / Massa de modelar:
Mais uma prova de que desde crianças somos incentivados a esculpir. Temos aqui aquela velha massinha de modelar com diversas cores, isso mesmo, aquela que tanto nos agradou no passado e pode voltar a nos fazer feliz hoje (*-*). Tinha mania de fazer aquele pinguim, chamado Pingu, quem lembra? Olha eu, feito besta, revelando minha idade ='(. Sério, vocês que gostam dos Pinguins de Madagascar, não sabem o que perderam.
Arraaan... bom, continuando, o Pingu era o protagonista de uma animação que tinha este mesmo nome, e era feito de Plastilina (O.o"). Ela é mais 
usada em filmes de animação stop motion tipo clay.
Trata-se de uma argila à base de óleo ou cera, ou mesmo uma mistura destes, assim, ela não seca e é permanentemente flexível, permitindo trabalhar suavemente. As massas à base de cereais costumam secar, mofar e rachar após saírem da embalagem. E tudo isso em pouco tempo, o que é muito ruim se você procura algo mais durável, ou seja, trata-se de uma mer...cadoria sem futuro. Em resumo, se você não entendeu ainda: evite comprar essa porcaria, meu jovem! Quem avisa, amiga é.
As massas à base de óleo são mais indicadas para este ramo. Podem virar cama de molde para as cópias, além de ser uma opção barata para bustos em tamanho real. Prefira comprar esta massa se você for fazer algo em tamanho real. Mas o lado negativo é que não são muito indicadas para a confecção de peças muito pequenas e detalhadas.
É uma opção muito "massa" (pausa para trocadilho) para iniciantes na modelagem e muito usada por profissionais para estudos e protótipos. Super indicooo!

  • Oil Clay:
Vamos falar finalmente da Oil Clay (argila à base de óleo). Argila sintética cujos componentes são a base de óleo ou cera, ou os dois ao mesmo tempo, assim, ela não seca nunca e é permanentemente flexível. Um sonho (*-*)
Sua principal finalidade é a modelagem de protótipos ou de esculturas matriciais para produção de moldes; mais usada para criação de esculturas em efeitos especiais no cinema, chique neh?!
Esta clay possui muitas "durezas" (uuui!)  diferentes, cada uma ideal para uma  determinada finalidade, logo mais abaixo, vou colocar os principais tipos, maaas primeiro, preciso dizer que dependendo do grau de dureza, é necessário o uso de alguma ferramenta com fonte de calor ou uma estação de calor para “amaciar” o clay na hora em que estiver trabalhando. 
Outro detalhe precioso, você pode até fabricar o seu próprio clay! Omg! Basta procurar na internet algum vídeo com a receitinha. SIM! Existem receitas de clay na internet e é só procurar e se divertir.
Contudo, lógico que não se compara com uma massa profissional, neh Dexter? 
Poderia aqui, fazer a propaganda de alguma loja online e talz, mas não quero, mesmo tento recebido várias propostas para fazer o "merchan" #SQN 
Vamos falar das durezas, podem se dividir em:
"Soft - mais maleável, é ideal para peças grandes sem muitos detalhes pequenos ou finos, podendo ser trabalhado com as mãos sem dificuldades;
Medium - um pouco mais dura, já permitindo uma riqueza de detalhes maior, para ser trabalhada com as mãos e com "estecas";
Firm - uma clay mais dura para ser trabalhada com "estecas" que comporta um nível de detalhamento muito bom, podendo também ser trabalhado com as mãos;
Extra Firm - uma clay bem mais dura para ser trabalhada com "estecas" que comporta um nível de detalhamento muito grande e ideal para ser derretido e despejado dentro de moldes de borracha de silicone, afim de se fazer alterações m uma peça.
Hard - uma clay mais dura ainda, tendo as mesmas propriedades e necessidades do clay Extra Firme, sendo ideal para esculpir com estecas e permite grande detalhamento. Para ser trabalhada com as mãos, é necessário um soprador térmico, secador de cabelos doméstico ou forno para amolecer a clay." Fonte: http://nabissapictures.blogspot.com.br/p/tipos-de-massas.html


  • Polymer Clay/ Cerâmica plástica/ Massa de polímero/ Polyclay:
Aleluia! Cheguei na minha massa de escolha, essa tem um preço mais "salgado" quando comparada as descritas acima, mas seus benefícios são tantos que não dá para pensar somente no dinheiro - por incrível que pareça - , mas relaxem, pois existem marcas nacionais bem baratinhas, basta procurar. 
São massas à base de polímero (Polymer Clay), praticamente, pequenas partículas de PVC suspensas num produto destilado à base de petróleo. Geralmente, elas são macias e flexíveis. Elas permitem trabalhar como se fosse uma argila para cerâmica, mas não seca quando exposta ao ar. Pode ser modelada na forma desejada e depois assada num forno comum - ao contrário das argilas que precisam de fornos especiais de altas temperaturas -, sendo assim endurece quando quiser. Depois de esfriar, ela se transforma num material plástico rígido e pode ser lixada, furada, entalhada e pintada com tintas acrílicas para tela, ou seja, você pode fazer TUDO com a danada da massa.
Em termos de efeitos especiais, elas são usadas principalmente para se fazer maquetes de personagens e criaturas, tudo que sempre quis na minha vida pacata!!!
Alguns detalhes de uso, a massa precisa ser condicionada (amassada, sovada, espremida) por alguns minutinhos. Não vou entrar em detalhes sobre quanto tempo deixar dentro do forno ou a quantos graus ela endurece, porque isso depende do fabricante, então deixem de preguiça e aprendam a ler as letrinhas miúdas das embalagens.
Mais um coisinha básica - não digam que é coisa de menina, por favor -, se você não for trabalhar com esta massa por um tempo, é melhor guardá-la em um recipiente bem fechado para não endurecer demais e esfarelar. Não precisa guarda numa Tupperware, mas sejam organizados com suas coisas, ok?!
Existe a opção cinza que é mais dura e serve para trabalhar pequenos detalhes em peças de escultores/modeladores exigentes ou metidos, assim como eu. Mas, também há outras cores disponíveis no mercado, então relax. 


 ATENÇÃO: Quando colocar massas de polímeros em um forno, nunca coloque alimentos no forno junto à massa na hora da cura/queima e evite respirar os gases que saem da superfície da massa quando ela está saindo no forno quente. 
Muitos vão dizer: - Lógico não é, Alanna; quem vai ser
abestalhado desse jeito?! Queridos,  "tem doido para tudo nesse mundo".
  • Biscuit: 
Também chamada de porcelana fria. Todo mundo conhece essa massa, inclusive também pode ser feita em casa. Devido sua composição a base de cola, que contém água , o biscuit seca em contato com o ar e no processo de evaporação grande parte do volume da massa diminui alterando o resultado final da sua peça o que pode causar deformidades na superfície e também dificulta a impressão de detalhes finos. Por isso, não gosto muito dessa opção de massa. =/

  • Ceras:
A queridinha dos fodões, dos chefes, dos picas das galáxias, ou seja, dos melhores escultores da atualidade. Esta massa é muito versátil, você pode trabalhar com ourivesaria, odontologia ou character design.
Existem vários graus de dureza para as ceras, mas os profissionais preferem trabalhar sempre com uma cera realmente dura - vai entender. Para trabalhar a cera dura é necessária alguma ferramenta que produza calor. Se você tentar trabalhar com ela fria, vai morrer tentando. 
A cera segue o mesmo padrão das argilas à base de óleo e não pode ser um produto final em uma escultura, a não ser que você trabalhe para o museu de cera Madame Tussauds. É preciso um certo tempo de trabalho com a massa para alcançar seu potencial e, quando você chegar lá, você vai ver que foi (e será) muito recompensador trabalhar com ela. 



  • Epóxi:

Geralmente, são massas compostas de componentes duplos (adesivo + secante) que ao serem misturados reagem ente si ocasionando no endurecimento da massa e resultando num material extremamente resistente. Tão resistente que é comumente usado em reparos caseiros e vedações, ou seja, aquela massa para fechar a panela velha furada que você ganhou da sua mãe quando resolveu sair de casa para se ferrar (morar) sozinho(a), estão ligados(as)?! 

Na verdade o Epoxi é um cimento químico industrial, que vira uma pedra depois de devidamente seco tendo várias finalidades. Depois de pronta, sua peça será muito resistente aceitando ser lixada e pintada.

Por fim, você vai precisar de um pouco mais de paciência na hora de limpar suas mãos. Mas para resolver este problema, basta usar luvas, oooh! 
Finalmente, como mostrei acima, minha escolha de massa foi o Polymer Clay, pois pessoalmente gostei das características dela; mas isto diverge de pessoa para pessoa, cada massa possui suas vantagens e desvantagens, portanto, não fiquem grilados e procurem fazer uma pesquisa mais ampla, inclusive de preço, depois coloquem na balança o custo x benefício e se decidam; sei que não é fácil diante de tantas opções. 
Mesmo assim fica a dica, prefiram as massas que não sequem no ambiente, pois para nós iniciantes (se você for um iniciante, claro) tem mais vantagem, certinho?! Então é isso, espero que tenham gostado da postagem.
Na minha próxima postagem: abordarei sobre os materiais necessários para esculpir, ou seja, o que você precisa ter em mãos (além dos dedos) para poder esculpir.

3 comentários:

  1. Gostei muito do Post.
    Tenho uma dúvida: Em qual categoria se encaixa a massa de modelagem "DAS"?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto. Amei. Gostaria de fazer colares para aromaterapia, onde o óleo essencial será depositado num algodão ou outro tecido que irá dentro do colar. Vc recomenda qual material para fazer esse colar? Poderia ser epóxi ou biscuit?

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela publicação. eu tenho uma duvida sobre materiais para esculturas. eu usava clay charmoto ( fe ese pedrinhas pequenas para dar estrutura firmeza) agora moro em um apto e nao ten forno. estou procurando um material que nao presisa forno e que tenha flexibilidade para esculpir. eu jafiz muitas esculturas quando morava na Holanda. agora aqui no brasil tenho dificuldade para conseguir um material como que ja expliquei. para mim fazer esculturas e uma terapia muito legal e fico pensando que estou perdendo tempo, agora com 77 anos sem remédios o que sera melhor remédio e esculpir. desculpa. eu minha escrita espero que da para entender. agora a gente precisa mais por ESTAR trancado em casa. obrigado grato. Carlos Francesco.

    ResponderExcluir