Eaê pp's, tudo em ordem? Não? Então para animar um pouco seu dia, ou melhor, sua noite, vamos falar de blocagem, tenho certeza que depois dessa leitura sua vida irá continuar na mesma, mas pelo menos você adquiriu algo: conhecimento.
Como na publicação anterior (dá uma zoiada aqui!), iria seguir com os mesmo procedimentos; começaria a falar sobre as dificuldades que enfrentei nesta fase e depois mostraria o resultado alcançado, MAS... PORÉM...CONTUDO...TODAVIA, não tive nenhum problema nessa etapa. Afinal, qual a dificuldade de meter massa num esqueleto? Gente, até um pirralho de 3 anos sabe fazer isso.
- Alanna, então nessa etapa a pessoa tem que colocar massa no esqueleto, apenas?! (o.O)
Resposta: Exatamente, chicó. Basta colocar massa e dar a quantidade suficiente de volume a sua peça para que posteriormente possa ir modelando de acordo com as referências (principal e secundárias) que escolheu.
ATENÇÃO! Muita calma nessa hora, não é para enfiar massa como se não houvesse amanhã, obviamente que você vai colocando de maneira que comece a dar uma certa forma a sua peça, por mais brusca que seja.
Lembrando que antes de colocar a massa sob o esqueleto, se for a Polymer Clay, precisará ser condicionada, esta é uma palavrinha que denomina o ato de você preparar a massa, como? Colocando um pedaço de massa entre os dedos e friccionando... isto mesmo, a massa precisa ser amassada - sacou? - para que amoleça e fique no ponto para modelar. Também pode ser utilizado um rolo, aquelas máquinas de fazer macarrão caseiro, entre outras ferramentas; se estiver sem grana e na veia de improvisar, pode até usar uma pedra de checho. (=P)
Obs1: Para aqueles que não sabem que pedra é essa, a figura vai abaixo:
Obs2: Se funcionar a loucura de usar essa pedra para condicionar a massa, me avisem. Caso contrário, não digam que dei a ideia. ;D
Continuando, comecei a colocar a massa com muitíssima paciência:
Depois de blocada minha escultura ficou assim:
Vale ressaltar que mesmo com essa quantidade extra de massa - parece um Charmander com obesidade mórbida - dá para evidenciar um discreto movimento, isso acontece porque já na etapa anterior, ou seja, naquela da elaboração do esqueleto, busquei dobrar o arame de modo que já deixasse "impresso" o movimento que queria dar no personagem.
Então é isso, acabou essa etapa, simples não é?! Pois é, só tenho que me queixar dos dedos que ficaram doloridos e bem vermelhos de tanto que condicionei massa para blocagem, fazer o que se não tenho nada além das minhas sensíveis mãozinhas para isso.
Buscando ajudar vocês ainda mais, vou deixar um vídeo de um carinha que não conheço, fazendo o preparo da massa.
Obs3: Detalhe interessante no vídeo: a massa dele é da mesma marca da minha, porém ele utiliza a translúcida, eu uso a hard que é mais dura - por isso mais difícil de amolecer - mas proporciona a capacidade de fazer maior detalhamento na peça.
Obs4: Esta não é a melhor massa do mercado, inclusive ela esfarela, como vocês irão perceber no vídeo; comprei pois a importada é BEM MAIS CARA. Depois faço mais críticas na próxima publicação, quando falarei da modelagem propriamente dita.Obs5: Acabaram as observações =P
Xauzim!
Engano seu que nossa vida vai continuar igual, pois a cada novo conhecimento adquirido nos tornamos melhores que antes! Obrigado e parabéns! Gostei muito! Abraços!
ResponderExcluirComprei a massa da X3 e estou achando ótima, beem superior a da DimClay
ResponderExcluir